Home - Início | Voltar | Entre em Contato
Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.
Recentemente, li um ótimo texto de uma profissional de dança do ventre em rede social (não estou mais achando para citar o nome). Nele ela relata a incessante busca pelas dançarinas por cursos com passos ou movimentos mirabolantes, de efeito, e a quase total falta de importância que essas dançarinas dão aos movimentos “básicos”. Ela diz também que essa maioria fica frustrada porque não consegue reproduzir tais movimentos ensinados com a beleza que a professora consegue. Por outro lado relata que as melhores dançarinas, em sua visão, fazem movimentos básicos de abdômem de uma forma tão fantástica e em “qualquer posição”. As que correm atrás dos movimentos mirabolantes ficam milhas e milhas distantes dessa perfeição no básico, que depende muito de esforço e trabalho.
Repararam que tudo que foi dito se encaixa perfeitamente na Dança de Salão?
Trocando abdômem por gancho ou puladinho, por exemplo, o texto vale perfeitamente para o samba de gafieira. Quantas vezes você ou um conhecido seu pensou em fazer ou fez algum curso mirabolante porque via tal professor fazendo coisas “do arco da velha”? Ou, ainda, porque outro dançarino tinha uma quebrada ou ginga maravilhosa, você ficava imaginando conseguir aprender e reproduzir tamanha beleza.
Acorda!!! Só quem tem o talento para determinados passos ou movimentos é que consegue dar beleza a ele. A maioria fica fazendo uma dança muito feia, tentando reproduzir tais passos. Mas você quer porque quer fazer uma escovinha, não é? Escovinha não é para qualquer um fazer bonito, a maioria faz muito feio.
Muitos desses passos só mostram preparo físico. Você não sabe, mas tem gente rindo de você fazendo cadeirinha no salão. As suas escovinhas
parecem mais com um avestruz pulando do que com aquele profissional maravilhoso que te deu aula. Pica-pau, então, nem se fala...
Relaxa! Se você é como a maioria e sentiu a carapuça na cabeça, basta investir no que você pode fazer bonito no salão ou gostoso para a dama.
Grandes dançarinos, geralmente com “inho” no final do nome, se preocupam mais com a música, o dançar gostoso e os movimentos simples, bem feitos. Se o seu objetivo é namorar na dança, te garanto que eles namoraram mais que os outros dançarinos acrobáticos. Mas se o seu objetivo for ser feliz, o caminho também é o do “menos é mais”: simplifique, faça muito bem o “feijão com arroz”. Alguns profissionais estão investindo em cursos de dançar “juntinho”, como o de samba-canção. Esse é o caminho.
A foto deste artigo foi tirada em 2001 (Jomar Mesquita e partner) com uma máquina simples e retratando um movimento básico do samba de gafieira, o gancho. Das milhares de fotos que tenho tirado de dança, de samba de gafieira especificamente, a única outra que também acho bonita também é de gancho. Excluo passos de show dessa minha seleção, porque não retratam o samba dos salões cariocas. Por que será que um simples gancho gera uma foto tão bonita ? Pense nisso.
Publicado no jornal Falando de Dança 93 em junho de 2015: http://issuu.com/dancenews/docs/ed_93_completa_para_leitura/5
Permalink [ Escreva seu comentário ] ( 320 views ) | [ 0 trackbacks ]
Galeria de imagens
Anexos
Opiniões/Comentários
Adicione sua Opinião/Comentário
Escreva seu comentário abaixo.
Cadastre seu email
Links
» Paleocartografia by Marco Antonio Perna
» Agenda Da Dança de Salão Brasileira
» Login
@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.
Siga meu TWITTER.