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Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.
Antes de mais nada, é importante
repetir uma dica que sempre dou.
Se você é nova na dança de salão,
seja simpática com todos e, à medida
que for evoluindo, continue
assim. Nada pior que uma dama
com anos de dança de salão que
faz cara feia para os iniciantes. Muitas vezes eles se
tornam bons dançarinos e se você tiver sido simpática
provavelmente eles continuarão te tirando para
dançar. O chá de cadeira começa a ser delineado
muitos anos atrás, a partir de seu comportamento.
O dançarino só vai te tirar para dançar em poucas
situações e talvez a principal seja a simpatia por
você.
Fiz uma enquete pelos salões e, não necessariamente
na ordem de prioridades, pois cada cavalheiro
pensa diferente, obtive algumas razões para
você ser tirada para dançar. A primeira razão seria
a amizade pela dama (que surge através de simpatia
mútua). A segunda razão para ele te tirar para
dançar seria ele gostar de dançar com você. Mas,
veja bem, se ele gostar de dançar com você, mas
se sentir rejeitado, ou você for arrogante, ele vai
parar de te tirar.
Aí alguém me pergunta se não é a beleza que
faz o dançarino tirar alguém. A resposta é simples.
Provavelmente, na primeira vez que o dançarino vê
uma moça bonita, ele vai, sim, querer tirá-la para
dançar. Mas nas próximas vezes a beleza já não
vai contar tanto. Vai depender dele gostar de dançar
com ela e dela ter sido simpática com ele, pois
se ela fizer cara feia, informando que ele não tem
chance, tão cedo ele não a convidará novamente.
Aí vem o momento de inteligência emocional, que
algumas damas têm, em dar a entender ao cavalheiro
que ele não tem chance, mas que gostou de
dançar com ele. Ao fazer isso com simpatia ela vai
ter um escra..., digo, um dançarino aos seus pés por
muito tempo.
Bem, a pergunta que não quer calar: “E as feias?”.
Têm de ser simpáticas, só isso. Não precisam dançar
bem, só precisam que os cavalheiros gostem
delas, como amigas,e que a dança dos dois não seja
um desastre.
Tem dançarino que sai dançando com todas as
damas, sem restrição, com dois objetivos distintos:
o primeiro, se aperfeiçoar (geralmente é o caso de
quem está aprendendo) e o segundo, fazer uma seleção
das possíveis paqueras da noite (embora geralmente
não dê em nada, segundo fontes...).
A maioria das razões para levar ou não chá de
cadeira se resume em simpatia e amizade. Donde
se conclui que as damas devem priorizar esses dois
pontos.
Além dos quesitos simpatia e amizade, existem
outros motivos para não ser chamada para dançar.
Um cavalheiro pode não ter coragem de tirar para
dançar uma dama que dance super bem ou que
dance muito com profissionais ou dançarinos com
anos de bailes. A menos que ela se mostre super
simpática, diga que ele é ótimo e que deve tirála
para dançar novamente. Mas sabe quando isso
ocorre? Quase nunca...
Ficar com aquela cara de quem comeu e não gostou,
quando estiver dançando com alguém, também
pega mal. Eu mesmo reparo em damas dançando
assim e passo a prestar atenção em como elas se
comportam comigo e daí decido se paro ou não de
tirá-las para dançar.
Tem dama que acha que cavalheiro que dança
colado quer sempre dar em cima e começa a evitálo.
Ele muitas vezes poderia até ter interesse, mas
como gostou de dançar com ela prefere manter o
prazer em dançar. Mas a dama não percebe isso e
se afasta. Culpa dessa dança atual onde só é bacana
dançar samba rápido. Além do curso de samba-
canção que tem por aí, que devia ser dado em
todas as escolas, deviam dar curso de pagode lento
da década de 90 e colocar mais músicas lentas em
bailes como o samba “Escurinho”. É melhor, mais
gostoso e dançar bem um samba lento demonstra
muito mais qualidade de dança do cavalheiro do
que dançar um samba rápido, que apenas mostra
quem tem preparo físico.
Resumindo. Sejam simpáticas e simpáticos. Em
praticamente todas as situações a solução passa
pela simpatia. Se estivesse vivo, o profeta Gentileza
concordaria e diria: “Simpatia gera simpatia”.
Mas como ele se foi, eu mesmo digo e continuarei repetindo.
Mande sua opinião para que eu coloque na continuação deste artigo.
Publicado no jornal Falando de Dança 90 em março de 2015: http://issuu.com/dancenews/docs/ed_90_completa_para_leitura/5
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