Home - Início | Voltar | Entre em Contato
Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.
No João Caetano, é claro! Aquele teatro que em 2013 fez 200 anos e é a grande referência teatral carioca. A temporada no João Caetano é de 31/01 a 23/02/2014. A estreia em grandioso palco é um merecimento para Clementina, que foi descoberta pela mídia apenas quando já passava dos 60 anos, em 1963. Como faleceu em 1987 ainda pôde aproveitar bastante de sua glória.
Lembrando da importância que Clementina tinha para o partido-alto, bem como ao samba carioca, Cristiano Salgado, professor de dança de salão, idealizou o espetáculo “Clementina, cadê você?”. O título é o mesmo do segundo disco-solo dela, de 1970. Com texto de Pedro Murat e direção de Duda Maia, o espetáculo se tornou a essência do que um musical do samba carioca deve ser.
Conta a história de Clementina por ela própria, entremeada por muito samba, partido-alto e pandeiro. Cantados, tocados e dançados pelos próprios atores, com muito samba no pé. Assim como deve ser qualquer boa roda de samba (ou de partido-alto).
Muita pesquisa foi feita para costurar os fatos históricos, mas claro, a história contada e recontada sempre se modifica e nem tudo é como foi, ou pelo menos como deve ter sido. O texto brinca com essa característica da história oral e mostra que não importam certos detalhes históricos de Clementina (provavelmente outros grandes nomes do samba também tiveram sua história “recontada”), o que importa é o que ela foi para a música brasileira, principalmente a carioca.
A atriz Ana Carbatti encabeça o elenco interpretando e cantando Clementina com uma voz que deixaria a própria Clementina feliz de assistir essa homenagem. Uma grata surpresa já que nas participações que fez em novelas da Globo não a vemos cantando. O restante do elenco se reveza interpretando o marido de Clementina e assim contar sua história.
Um grande espetáculo, para quem gosta de samba. E quem não gosta vocês sabem o que é…
Fotos em:
http://www.marcoantonioperna.com.br/galeria.php?gal=clementina
Rio, 31.01.2014
Marco Antonio Perna
Permalink [ Escreva seu comentário ] ( 988 views ) | [ 0 trackbacks ]
Galeria de imagens
Anexos
Opiniões/Comentários
Adicione sua Opinião/Comentário
Escreva seu comentário abaixo.
Cadastre seu email
Links
» Paleocartografia by Marco Antonio Perna
» Agenda Da Dança de Salão Brasileira
» Login
@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.
Siga meu TWITTER.