Home - Início | Voltar | Entre em Contato
Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.



Uma visão bem interessante, não ? Na vida real quantos de nós trabalhamos com o que realmente gostamos ? Com o que deixa a gente feliz ? Poucos felizardos tem essa felicidade mantendo-se financeiramente de maneira digna. A maioria até descobre o que gosta mas acaba seguindo um caminho paralelo que a vida o leva e o permite se sustentar. Claro que se sustentar no caso de Patrick é piada, pois ele deve ter ganho muito bem com seus filmes. Mas será que ele não sentia falta da dança ? A resposta está em seu filme "A Última Dança" onde ele contracena com a esposa e diretora do filme, Lisa Niemi, tem as coreografias de sua mãe Patsy, participação de sua irmã bailarina Bambi Swayze

No cinema Patrick fez o caminho oposto de John Travolta, que não era bailarino de formação e sim um ator com aulas de dança e voltado para musicais que depois do sucesso de "Os Embalos de Sábado a Noite" de 1977 e "Grease" de 1978, fez muita aula de dança para encarar a continuação "Os Embalos de Sábado a Noite Continuam" de 1983 onde não fez feio. Enquanto Travolta se superava, Patrick ficava engessado em "Dirty Dancing". Curioso, não ? Com isso sua carreira de ator deslanchou e numa década sem grandes filmes de dança ele não tinha muito do que reclamar.

"A Última Dança" mostra bailarinos já com carreira encerrada dando a volta por cima e enfrentando todo o tipo de problema físico e psicológico de uma tentativa de retorno em uma profissão onde a idade conta muito. Não podia ser mais bem encaixado com a vida do próprio Patrick, embora o bailarino do Filme tenha sido bailarino a vida toda e Patrick não (do ponto de vista de ganha pão), a volta e a compreensão da própria vida deve ter sido ingrediente fundamental. É um filme bonito, com inúmeras belas apresentações de dança e cumpre maravilhosamente seu papel. Se tivesse sido lançado em 2008 teriam dito que Patrick teria fechado sua carreira de bailarino-ator com chave de ouro. Valer notar duas músicas brasileiras ao assistir o filme.
Bem, espero que Fred, Ginger, Gene, Sammy, Irene e Vernon, Bob (Fosse), Gregory e tantos outros o tenham recebido em Paz.
Rio de Janeiro, 19/01/2010
Marco Antonio Perna
www.pluhma.com/blog
www.dancadesalao.com/agenda
Artigo publicado em Fev/2010 na edição 28 do jornal Falando de Dança, do Rio de Janeiro.
http://issuu.com/dancenews/docs/ed-28---completa-para-leitura/07
Compre o filme em nossa loja clicando aqui.
Permalink [ Escreva seu comentário ] ( 2672 views ) | [ 0 trackbacks ]
Galeria de imagens
Anexos
Opiniões/Comentários
Adicione sua Opinião/Comentário
Escreva seu comentário abaixo.
Cadastre seu email
Links
» Paleocartografia by Marco Antonio Perna
» Agenda Da Dança de Salão Brasileira
» Login
@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.
Siga meu TWITTER.