Home - Início | Voltar | Entre em Contato
Marco Antonio Perna é analista de sistemas e pesquisador, com mestrado em sistemas e computação. Desde 1997 pesquisa a dança de salão sendo o criador do portal Agenda da Dança de Salão Brasileira que no final do século 20 uniu os dançarinos brasileiros pela internet. É autor do livro "Samba de Gafieira: a história da dança de salão brasileira", do livro "Dança de Salão Personagens e Fatos" e já escreveu artigos e textos de danca de salão para os Correios e para jornais de dança como: Dança e Saúde, jornal Dance, Dance News e Falando de Dança. Também escreveu artigo para o livro da coleção "As Melhores Dicas da Dança de Salão", da editora Delprado. Participou de congressos de dança de salão e promoveu seis edições do congresso Salão Rio Dança. Como dançarino de salão teve aula com Jaime Arôxa e seus instrutores e também com João Carlos Ramos da Cia. Aérea.
Foto: Marco Antonio Perna
Foi em 1997 que conheci Jô Passos (o mais alto, de microfone na foto acima) no II Encontro Internacional promovido por Jaime Arôxa no Rio de Janeiro. Ele era o bam-bam-bam do forró. Tirei nessa ocasião fotos para a Agenda da Dança de Salão Brasileira. Algum tempo depois o encontrei na Barra da Tijuca e ele ia embarcar nesse dia para outro Estado. Ele me pediu um CD de samba e fomos no meu carro buscar na minha casa em Vila Isabel. Acredito que passados 8 anos ele nem se lembrasse mais que nos conhecemos.
Hoje, 28 de setembro de 2005 recebo a notícia de seu falecimento em São Paulo, onde esse pernambucano de Recife, nascido em 25/02/1973, estava radicado desde o final da década de 1990.
Jô Passos iniciou seus estudos com a dança aos 15 anos quando passou a frequentar aulas de balé clássico e jazz, mas foi na década de 1990 que descobriu a dança de salão.
Não traiu a tradição nordestina e logo se especializou em forró, viajando por todas as capitais do Nordeste.
Em 1994 ministrou seu primeiro curso de Forró na Academia Villa D'Ella em Recife. Nesse mesmo ano venceu o Concurso de Dança Livre e da Maratona de Dança realizados na Pups Discoteca, também em Recife, e venceu também o primeiro Concurso de Forró realizado pela Secretaria de Cultura de Recife e ganhou como prêmio uma viagem à Nova York onde aproveitou para ministrar aulas de forró.
Em 1995 participou do I Encontro Internacional de Dança de Salão, no Rio de Janeiro. Ao Rio levou seu tradicional e conhecido espetáculo "Forró da Boneca", com Mileidy Silva, conseguindo reconhecimento nacional e sendo apadrinhado por Carlinhos de Jesus que o convidou para uma participação especial em uma temporada na Cia. de Dança Carlinhos de Jesus, o projeto "Dançando no Rio".
Apresentado à dança de salão carioca logo descobriu o samba de gafieira e o bolero, e com Jaime Arôxa aperfeiço-ou seu método de ensino. Nesse período aprendeu Rock-jive com a família Massaro.
Após vários anos trabalhando com forró, samba e bolero, em 1999, já radicado em São Paulo, notou que faltava ainda algo em seu trabalho: a salsa.
Tornando-se salseiro, aperfeiço-ou seus conhecimentos em Cuba, Los Angeles, Porto Rico e Nova York. Na Broadway buscou inspiração para suas montagens.
Em 2004 inaugurou o Stúdio de Dança Jô Passos, assinou a direção do Circuito Bacardi de Salsa misturando Afro, Capoeira e Salsa, e representou o Brasil no Congresso de Salsa de Oslo.
No início de 2005, esteve por três meses ministrando aulas de dança na Rede Bandeirantes.
Em fevereiro dirigiu o Show de Lançamento do Ano Nacional da Promoção da Igualdade Racial em Brasília, e em Março estreou em Recife seu mais novo Projeto: Salsaholic.
Franca, Ribeirão Preto, Campinas, Curitiba e Goiânia foram algumas das cidades onde Jô esteve ministrando cursos.
No Congresso Mundial de Salsa, no ano de 2005 ministrou curso de coreografias.
A Cia de dança Jô Passos inovará mais uma vez. Depois do Grande Circo da Salsa, será a vez agora do Show "Salsa no Cemitério - Festa Profana".
Como se auto-medicava frequentemente por causa de dores no joelho ou qualquer outra coisa, teve uma pancreatite aguda em outubro de 2005 e foi hospitalizado. Melhorou e participou da festa do primeiro aniversário de seu recém criado studio, dia 30 de outubro. No dia seguinte retornou ao hospital e dia 2 de novembro foi para a UTI. Foi diagnosticada uma infecção no pulmão que depois descobriram que era câncer. No semestre anterior já havia sido detectado uma pequena mancha no pulmão, mas não tinha sido verificada. O câncer se alastrou em um mês, devido a debilidade física causada pela pancreatite.
O velório foi no Hospital da Beneficência Portuguesa, Rua Maestro Cardim, 809 - Paraíso - fone (11) 3253-5022, a partir das 18:00 horas, na sala 1. O enterro, dia 29/11/2005, às 10:00 horas, no cemitério do Embú, Rodovia Regis Bitencourt, Km 21,5.
[ ]s
Marco Antonio Perna
Obs: parte da biografia pesquisei no site profissional do Jô em 2005, porém já desativado.
Publicado no artigo "Dança de Salão: Personagens e Fatos, do livro 200 anos de Dança de Salão no Brasil - vol. 2"
Permalink [ Escreva seu comentário ] ( 2036 views ) | [ 0 trackbacks ] | link relacionado
Galeria de imagens
Anexos
Opiniões/Comentários
Adicione sua Opinião/Comentário
Escreva seu comentário abaixo.
Cadastre seu email
Links
» Paleocartografia by Marco Antonio Perna
» Agenda Da Dança de Salão Brasileira
» Login
@@@@@@@@@@@@@@$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Você receberá por email um pedido de confirmação (em inglês).
Basta responde-lo para ser cadastrado.
Mandarei somente avisos de postagens no Blog e notícias esporádicas.
Siga meu TWITTER.